Nicolás Maduro adianta o Natal na Venezuela para 1º de outubro

Nicolás Maduro, adiantou  esse ano o Natal no país, em meio ao caos e as perseguições políticas, o presidente venezuelanodecretou que o Natal esse ano será  no dia 1º de outubro.

O anúncio foi feito na noite desta segunda-feira (2), em um programa de auditório que em que ele é o apresentador. O presidente proferiu as sequintes palavras ao seu público:"Está chegando em setembro e se diz: 'Setembro já cheira a Natal'. "E por isso, este ano, em homenagem a vocês, em agradecimento a vocês, vou decretar o adiantamento do Natal para 1º de outubro. Começa o Natal em 1º de outubro para todos e todas. Chegou o Natal com paz, felicidade e segurança."

O presidente parece buscar o espírito de paz e harmonia natalino para acalmar os venezuelanos, que  após as eleições presidenciais de 28 de julho, se instalou no país um clima de dúvida a respeito da  legitimidade da reeleição de Maduro para mais um mandato.

Estrátegia política ou não, essa não é a primeira vez que Maduro recorre à antecipação das celebrações natalinas no país. Em 2020, ele adiantou o Natal para 15 de outubro, em meio à pandemia. Na ocasião, a data foi marcada pela liberação de recursos para a compra de brinquedos.

 No ano de  2013 morreu Hugo Chavez, um social-democrata, líder e iniciador da Onda Rosa, um fenômeno político latino-americano que se caracterizou pela chegada de lideranças de esquerda ao poder no início do século XXI. Chávez foi também um crítico do neoliberalismo e da política externa dos Estados Unidos.

Nesse mesmo ano, Maduro, assim como na eleição atual, venceu a disputa presidencial em meio a contestação de sua lisura. Parece que o o regime Maduro é pautado em desconfiaças e desonestidades.

O curioso dessa mudança na data festiva é que o presidente já havia decretado, naquela época que as comemorações acontecessem a partir de 1º de novembro, afirmando desejar, no período, “felicidade e paz para todo o mundo” e “derrotar a amargura. Por que será que ele mudou de opinião?

Por: A. Santos

Gostou deste artigo? Mantenha-se informado aderindo à nossa newsletter!

Comentários

Você precisa estar logado para postar um comentário.

About Author