Cinco dicas para reduzir o estresse ao estudar para uma prova

  • Ao estudar para uma prova, você pode se sentir estressado e um pouco sobrecarregado enquanto tenta se preparar.

Você não está sozinho: o estresse é parte normal da experiência humana, e fazer uma prova pode ser um momento particularmente desafiador.

Mas há maneiras de gerenciar esse estresse e manter seu bem-estar.

Desenvolver hábitos saudáveis ​​para lidar com o estresse vai contribuir para o seu bem-estar psicológico e emocional e, em última análise, ajudar no seu desempenho acadêmico.

A seguir, estão sete dicas que podem ser úteis.

1. Respire

A primeira coisa a fazer no momento que se sentir estressado é respirar fundo.

Quando você começa a se sentir estressado, a frequência cardíaca aumenta, as palmas das mãos ficam suadas e a pressão arterial sobe.

Se você respirar fundo algumas vezes quando essa sensação se instalar, você pode regular sua frequência cardíaca, e a experiência física do estresse pode ser reduzida.

Isso pode ajudar sua mente a focar e criar espaço para decidir como gerenciar esse estresse.

Depois de respirar, há outras coisas que você pode fazer para ajudar a se sentir menos estressado.

2. Estabeleça metas — e seja realista

É muito importante definir metas alcançáveis ​​com as quais se sinta confortável.

Não escreva tantas coisas em sua lista de tarefas a ponto de ficar ansioso só de olhar para elas. Pense no que é realisticamente alcançável dentro do tempo que você tem disponível, e estabeleça metas para tarefas de revisão que levem a um progresso contínuo.

Não se esqueça de levar em consideração o tempo para o autocuidado, e lembre-se de se parabenizar por suas conquistas.

3. Faça intervalos

Ninguém consegue manter o foco total em uma tarefa, como a de revisão dos estudos, para sempre. Com o tempo, a concentração nos deixa cansados ​​— e, na verdade, reduz nossa capacidade de realizar bem uma atividade.

Também pode significar que precisamos de mais energia para completar uma tarefa dentro do nosso padrão habitual, e aumenta a chance de cometer erros.

Por isso, fazer pausas regulares vai melhorar sua capacidade de estudar com afinco. Se você achar que está começando a ficar demais, faça uma outra coisa, para variar.

4. Mantenha-se ativo — e saia de casa

A atividade física regular é muito importante para melhorar o bem-estar e reduzir o estresse. Pode ser o que for mais conveniente para você: dar uma volta, correr ou praticar um esporte que você goste.

Não deixe de fazer a atividade porque você acha que deveria estar apenas se preparando para a prova.

Se você puder se exercitar ao ar livre, melhor ainda.

Minha pesquisa com colegas mostrou que durante a pandemia de covid-19, mesmo sem os níveis habituais de interação e apoio social, o simples ato de passar um tempo em espaços verdes, como parques, teve um impacto positivo no bem-estar dos estudantes.

5. Encontre seus amigos

A interação social é uma fonte realmente importante de bem-estar para os jovens. Você pode conversar com amigos online ao longo do dia, mas usar muito as redes sociais também pode ter um impacto negativo no bem-estar.

É importante manter relações off-line: organize encontros com os amigos na época da preparação para a prova e aproveite o tempo na companhia de outras pessoas.

As pausas regulares no estudo são a oportunidade perfeita para colocar algumas destas ideias em prática. Por que não encontrar um amigo para dar uma volta no parque ou no calçadão?

 

 

Gostou deste artigo? Mantenha-se informado aderindo à nossa newsletter!

Comentários

Você precisa estar logado para postar um comentário.

About Author