Cadê os tripulantes? Capsúla de astronautas “presos’’ no espaço volta à terra

 Quem nunca assistiu ao filme ''

Perdidos no espaço''? O filme conta a história de uma família que é escolhida para colonizar o espaço em 2058, porém a missão falha após terem a missão sabotada, passam grandes apuros no espaço. No caso  dosdois astronautas, Suni Williams e Butch Wilmore, a missão não foi sabotada, mas os dois têm passado grandes apuros no espaço.

A dupla foi enviada à ISS em 5 de junho, em uma missão que duraria apenas 8 dias, no primeiro voo tripulado da Starliner. Só que, as coisas não saíram como o esperado e   segundo a agência, alguns problemas nos propulsores e vazamentos de hélio atrapalharam todo o cronograma programado.

Embora a situação dos dois astronautas não ser das melhores, ambos estão bem tranquilos aproveitando a aventura no espaço,que com certeza nunca será esquecida pelos dois.Enquanto isso, a equipe da NASA busca uma solução segura para trazê-los de volta.

Após várias análises, os dirigentes chegaram a conclusão de que o mais seguro a sse fazer, era trazer de volta à terra a capsúla sem os astronautas, pois podem corrigir as eventuais falhas sem por os tripulantes em risco.

Dessa forma, foram iniciados os preparativos e a capsúla  retornou do espaço , ela pousou por volta da 1h deste sábado (7), pelo horário de Brasília, no deserto do Novo México, nos Estados Unidos.

Suni Williams e Butch Wilmore permanecem na Estação Espacial Internacional (ISS), enquanto a cápsula, que enfrentou muitos problemas com seu sistema de propulsão, voltou ao nosso planeta. Eles devem retornar somente em fevereiro do ano que vem.

A Starliner retornou à Terra aparentemente sem problemas, conforme mostrou uma transmissão ao vivo da Nasa. A cápsula contou com uma série de paraquedas para desacelerar a descida e inflou um conjunto de airbags momentos antes de tocar o solo.

Agora a NASA conta com a ajuda da SpaceX, de Elon Musk; uma missão regular da Crew Dragon. A volta dos dois astronautas está prevista para Fevereiro de 2025.

 

Por: A. Santos

Gostou deste artigo? Mantenha-se informado aderindo à nossa newsletter!

Comentários

Você precisa estar logado para postar um comentário.

About Author