Desde os primórdios, os filósofos já discutiam a questão da educação como tarefa da sociedade como um todo, afirmando que essa era dever do estado e um direito de todos. Platão foi um dos que previam um sistema de ensino mobilizado a todos, acreditando na educação como um fator preponderante para a construção de uma sociedade e na formação de indivíduos sábios.
Atualmente, a educação vem passando por um processo de mudanças decorrentes de uma nova era globalizada, suscitando questionamentos que nos fazem pensar como será essa nova interação entre a educação, a informação e o uso desses novos meios tecnológicos transcorrentes desse contexto de informações globalizadas.
De fato, a tecnologia, especificamente a internet, é um instrumento quase indispensável à todos que possuem uma visão de mundo ampliada e que buscam sempre o conhecimento, nos dando acesso facilitado a esses.
Mas até que ponto essa globalização pode vir a interferir no meio educacional e nas práticas disciplinares de ensino? A educação necessita caminhar a todo momento paralela ao desenvolvimento, isto é nítido porque esse desenvolvimento é adquirido através de informações que estes novos meios nos proporcionam e com o auxílio deles, o conhecimento passa a ser ilimitado.
Percebe-se que sem restringir apenas o educando e uma sala de aula, ele passa a ter mais independência e busca por si mesmo, novas formas de aprendizado. Isso gera uma certa preocupação por parte dos educadores, sobre como lidar com toda essa mudança, pois exige uma capacitação ainda maior desses organizadores educacionais, que precisam se adaptar a essas formas de ensino modernas e o mais importante, entender a verdadeira finalidade que esses meios tecnológicos possuem em meio ao ensino: tornar a educação acessível a todos; sem permitir que essa globalização afete o papel do professor como auxiliador e torne a educação um simples objeto de consumo.
De fato, a educação nos trouxe para uma realidade de conhecimento e informação sem fronteiras. Hoje o acesso à informação é mais facilitado do que nunca: é possível obter qualquer informação sem haver limitação de tempo ou lugar.
Vislumbramos novas oportunidades de ensino e aprendizagem através de cursos onlines que permitem esse aprendizado, sem que haja a necessidade de deslocamento à um ambiente de ensino presencial, havendo até mesmo a possibilidade de ingresso em cursos de nível superior, como é o caso da EAD, uma modalidade de ensino que proporciona o acesso à educação para aqueles cuja condição não permite ir até um espaço físico para obtê-la.
Portanto, é imprescindível contemplar a educação em meio a toda essa revolução tecnológica com uma visão consciente e entendê-la como uma fonte geradora de conhecimento e de oportunidades de um crescimento educacional.
Você precisa estar logado para postar um comentário.